Fluxo de Caixa
Postado em |
A importância dessa informação.
Para uma boa gestão da sua clínica/consultório você precisa contar com informações que lhe norteiem nas tomadas de decisão, e isso se aplica para qualquer tipo de negócio.
Muitas dúvidas surgem quando de fato você vai implementar o fluxo de caixa na sua clínica/consultório. O primeiro passo é listar saldos dos recursos financeiros que são eles (saldo de caixa, bancos, aplicações) são todos os recursos que seu negócio tem e que facilmente são convertidos em dinheiro. O segundo passo é sobre os recebimentos e pagamentos.
Não podemos deixar de pontuar para seus gastos pessoais é muito importante que você também faça os controles. Para que não haja mistura patrimonial (finanças pessoais com finanças da empresa) geralmente quem pratica essa confusão patrimonial não consegue ter visibilidade do negócio nem tampouco apontar se está no lucro ou prejuízo.
Conseguindo ter clareza dos pontos citados acima, você deve categorizar os gastos/despesas. Não pense que não é algo importante. As categorias servem para que você faça acompanhamento das despesas/gastos por tipo. Desta forma não resta dúvidas que estará com informação de grande valia da sua clínica/consultório. Uma vez que entende quais são as fontes de renda através da sua receita/faturamento, se é através de atendimento particulares e/ou convênios. Então terá entradas e saídas as quais lhe darão cenário real da sua clínica/consultório e o melhor na medida do possível, fazer reserva de emergência caso venha a precisar até mesmo se passar por baixa demanda de atendimentos, você tem uma reserva financeira.
Criar projeção de curto e médio prazo para resultados também é importante, você consegue através dos históricos meses anteriores do seu fluxo de caixa, olhando o passado você consegue dimensionar o futuro o melhor planejar, pois o fluxo de caixa também pode ser elaborado a título de fluxo de caixa projetado.
O fluxo de caixa projetado será seu aliado nas decisões de compras de móveis/máquinas e até mesmo novos investimentos. Agora que você já entendeu com mais detalhes o que é e para que serve fluxo de caixa, mãos na massa. Bom trabalho!
Deixe um comentário