Pagamento Carnê Leão
O que é Carnê Leão?
O carnê leão é a maneira que profissionais liberais e autônomos, que prestam serviços como pessoas físicas, tem para se manter em dia com o governo Receita Federal.
No entanto é mais além do pagamento Carnê Leão que os profissionais de saúde, como (Dentistas, Fisioterapeutas, Psicólogos, Quiropraxistas) autônomos, profissionais liberais como (Advogados) devem se atentar, o recolhimento mensal do Carnê Leão (Imposto de Renda Retido Fonte) e o pagamento guia INSS.
Nada mais é que estarem mensalmente informando seus rendimentos, também suas despesas, sim, as despesas são lançadas dentro do Livro Caixa, que está disponível dentro do sistema de preenchimento Carnê Leão.
O preenchimento e envio mensal do Carnê Leão e o recolhimento da guia INSS, a longo prazo só lhe trará menos preocupações como exemplo: provar seus rendimentos, estar coberto pelos benefícios de previdência social INSS e evitar ter problemas com receita federal.
Além de provar sua renda, e estar compatível com seu padrão de vida, toda essa consciência de estar em dia com fisco, também será um grande aliado, nos seus passos de projetos familiares, pessoais, como no momento de financiamento imobiliários, participação em consórcios, busca de crédito junto a instituições bancárias.
Podemos resumir esse breve texto informativo, lhe garantido que recolher o Carnê Leão e pagar sua guia INSS mensalmente, poderá evitar muitos problemas futuros, e mais você terá o controle financeiro das informações que são fruto de muito trabalho e dedicação.
Há muitas dúvidas quanto qual melhor escolha, “me manter prestando meus serviços como pessoa física (autônomo) ou de fato abrir CNPJ”.
Qualquer que seja a sua melhor decisão, ela deverá ser pautada de análise do seu momento, seus planos curto, médio e longo prazo ambas as opções podem ser uma ótima escolha sim, a depender do seu perfil de empreendedor/empresário.
Busque informações não se mantenha “sempre foi assim, nunca tive problemas” ou “nunca vi alguém ser notificado pela receita federal e previdência”.
Muitos ainda se mantem com esse conceito equivocado, mas não se enganem que a cada dia não só governo, mas instituições bancárias e financeiras, estão investindo em tecnologias de cruzamento de dados automaticamente. Onde não será possível pessoa/cliente, afirmar uma situação, quando nos portais e sistemas constam outra a qual diverge.
Pense nisso! Busque informações e ajuda profissional.